O marketing de conteúdo sem sombras de dúvidas é o modelo perfeito para trabalhar com seus visitantes e conseguir mais vendas.
Já vimos isso detalhadamente no meu post da semana passada. Com ele é possível aumentar consideravelmente o número de conversões no seu blog ou site.
Hoje vou mostrar passo a passo como eu aprendi e como eu faço para construir um programa de marketing de conteúdo seguro.
Apenas quero lembrar que o conteúdo desse artigo se baseia no meu conhecimento adquirido através de pesquisas na web sobre o tema e da minha própria experiência e aplicação do assunto, ou seja, eu aplico tudo que vou mencionar aqui.
O Que Você Vai Aprender Com Esse Artigo
- Porque é importante ter a sua casa antes que você seja despejado
- Porque ouvir seu público é importante e vai te trazer mais resultados
- Porque seu site deve ter um design de alto nível e onde conseguir um
- Porque fazer e-mail marketing é fundamental para o seu sucesso
#1 Tenha a Sua Própria Casa
A pior coisa do mundo é pagar o aluguel de uma casa em dia e mesmo assim ser despejado, eu já passei por isso e posso afirmar que não é nada legal. Você fica com aquela impressão…“Poxa eu pago tudo em dia e ainda tenho que sair de casa?”
Eu sei é triste essa situação, mas se você não tiver cuidado a mesma coisa pode acontecer com seu blog.
Criar conteúdo de qualidade leva tempo e dinheiro, e além do mais é muito cansativo. Imagine fazer isso tudo, conquistar uma audiência e ter seu site ou blog tirado do ar.
Isso acontece com muitas pessoas que querem economizar e hospedando seu site ou blog em qualquer lugar. Se você não paga pelo espaço que tem na internet ele não é seu, e pode ser retirado do ar a qualquer momento.
Eu encontrei uma solução para isso, e essa solução foi a plataforma WordPress aliada da hospedagem Hostgator, (link de afiliado) com essas duas ferramentas eu tenho meu próprio espaço na internet onde posso publicar o que eu bem entender.
E o melhor eu não corro o risco de ser despejado a qualquer momento.
#2 Dê Sangue, Eles Reconhecem Isso
Por diversas vezes já ouvi centenas de pessoas falarem que o seu próprio conteúdo é magnífico. O problema é que essas pessoas não sabem que quem defini se algo é bom ou ruim não são eles, mas sim seu público.
Concorda comigo?
Quer saber se seu conteúdo é bom? Pergunte a seus leitores se eles leem seus artigos, se eles disserem que sim o seu conteúdo é bom se não, não é bom.
E é por isso que você deve dar sangue na hora de fazer o seu conteúdo, entender melhor o seu cliente vai te ajudar nessa tarefa.
Não basta apenas escrever o que você acha que é bom e o que você gosta, essa estratégia pode funcionar por algum tempo, mas certamente não vai ser duradoura.
Você precisa estar em sintonia com seus visitantes, você precisa interagir com eles a fim de realmente saber o que eles necessitam.
Você pode descobrir isso de diversas formas, como por exemplo, dúvidas nos comentários, enviando um questionário para que eles respondam, entre outros, o importante e conseguir captar o que seus visitantes necessitam.
Porém se você está iniciando nesse mercado certamente não saberá a demanda do seu público, então o que você deve fazer e criar cerca de 10 artigos e publicá-los, mas dê um toque especial nesses artigos, faça-os com amor e sobre algo que você acha ser interessante para seu público.
Se você não se preocupar com seus leitores e oferecer o que eles realmente precisam, você não conseguirá ir muito longe, tenha isso em mente, mantenha o foco no que sua audiência necessita.
#3 A Primeira Impressão é a Que Fica
Esse ditado é tão antigo e verdadeiro quanto aquele que diz “água mole pedra dura tanto bate até que fura”.
Não basta ter um grande conteúdo, é preciso ter um grande castelo para abrigar seu conteúdo. A grande maioria dos seres humanos tem um forte estimulo visual, o que quer dizer que a primeira coisa que eles vão ver é a aparência do seu blog, e se seu blog não tem uma boa aparência eles não voltarão.
Então coloque a mão no seu bolso e gaste um pouco com seu blog, não seja mesquinho, se você encara seu blog como um negócio você sabe que ele precisa de investimentos, e um desses investimentos é a aquisição de um tema profissional.
Há diversas empresas que trabalham com temas profissionais de alta qualidade, mas eu recomendo a Studio Press (link de afiliado) que eu mesmo uso. Ajude o PR a aumentar a sua Audiência, Compartilhe ~>
#4 Aumente o Relacionamento Com Seu Público
Um blog é com certeza uma ótima forma de criar um relacionamento com seu público, além disso, ele gera credibilidade passando confiança a seus leitores que acompanham seu trabalho, no entanto nada funciona melhor do que o e-mail marketing para criar relacionamentos.
O e-mail permite um contato mais próximo com seus leitores, possibilitando assim um relacionamento mais forte baseado em confiança.
Sem contar que você pode entrar em contato com seus leitores a hora que bem entender a partir do e-mail. O e-mail é uma forma direta de atingir seus visitantes, sendo muito mais eficaz que seu blog.
Se quiser que seus leitores tomem uma ação especifica utilize o e-mail, seus resultados vão ser estrondosos.
#5 Ataque Por Todos os Lados
Não há dúvidas que os artigos são ótimas maneiras de criar marketing de conteúdo, porém não devemos nos ater a apenas esse tipo de transmissão de informação.
A minha proposta para você nesse tópico vai um pouco mais além, é preciso atacar de todos os lados… sendo assim sugiro que utilize vídeos, infográficos, entrevistas com pessoas do seu ramo, podcasts e por ai vai.
Não estou dizendo para parar com os artigos, estou apenas dizendo para você diversificar a forma com que você transmite seu conteúdo.
#6 Que Saco. Aqui só Tem Ofertas
Vejo muitas pessoas só querendo vender e vender, isso é um saco e afasta muito as pessoas do seu negócio. Eu prefiro dar antes de receber… tem funcionado muito bem pra mim e pra diversas outras pessoas.
Por isso deve existir um equilíbrio entre conteúdo de qualidade gratuito e ofertas e é isso que eu explico a seguir…
Blogar é uma arte, e é uma pena que eu tenha demorado 24 anos para descobrir isso, porém confesso que se o fato de blogar não me rendesse um único centavo talvez eu não estivesse tão animado assim.
Então tenha em mente que é preciso tirar algum proveito de tudo isso, se você oferece conteúdo de qualidade parabéns, seus leitores te amarão, porém é hora deles pagarem algum preço por isso.
Se o seu blog é monetizado de alguma forma tenha certeza que seus leitores saibam disso, e que pode de alguma forma comprar produtos oferecidos por você.
Porém é de suma importância que você ofereça o que eles querem comprar, e não o que você acha que eles querem. Se não fizer isso seu trabalho irá por água abaixo.
Nesse ponto nada melhor do que educar seu leitor e ter um posicionamento bem definido para que você consiga melhores resultados, eu explico isso com detalhes nesse artigo ~> Os 3 Princípios Fundamentais do Marketing de Conteúdo.
#7 Tá Aqui Meu Conteúdo Agora é só Ler…
Não adianta nada fazer um belo trabalho em marketing de conteúdo e não divulgá-lo. Porque você acha que as Casas Bahia gasta dinheiro anunciando na TV? Simplesmente porque ela tem ofertas e quer que seu público saiba delas, não adiantaria muito ela ter excelentes ofertas se ninguém soubesse delas.
O mesmo deve ser feito com seu blog, você deve entregar o seu conteúdo ao seu público alvo, só assim as pessoas vão tomar conhecimento de você e vão saber que há um grande conteúdo por lá.
Há diversas maneiras de divulgar seu blog, mas uma das formas que está em alta no atual momento e que tem a capacidade de atingir centenas de milhares de pessoas em pouco tempo são as redes sociais. Eu explico com detalhes como você pode fazer isso com esse belo artigo aqui ~> Formula mágica: Redes Sociais + Marketing de conteúdo = conteúdo viral
Finalizando…
Como você pode ver não há nada tão difícil assim que você não possa fazer, na verdade você tem que seguir apenas 7 passos:
- Ter a sua própria casa
- Tem que dar sangue e colocar amor no que você faz
- Tem que ter um castelo para que você possa abrigar seu conteúdo
- Tem que aumentar o seu relacionamento com seu público usando o e-mail
- Tem que publicar conteúdo em forma de vídeo, artigos, ebooks, entre outros
- Tem que intercalar entre conteúdo de qualidade e ofertas
- Tem que divulgar o seu trabalho para que as pessoas possam conhecer ele
Simples e prático.
Agora deixe seu comentário e me diga o que você pensa sobre tudo isso?
No Comments